📢 Publicação Internacional! Professores Brasileiros Lançam Capítulo sobre Educação Matemática e Mídias Digitais em Livro da Springer
- gepetd
- 23 de abr.
- 2 min de leitura

Acaba de ser lançado pela editora Springer o livro "Social Media in the Changing Mathematics Classroom", com um capítulo de destaque intitulado "Mathematical Narratives on YouTube: The Digital Video Festival and Scientific Live Streams Within a Research Group Channel", de autoria dos professores José Fernandes Torres da Cunha (Unemat) e Marcelo de Carvalho Borba (Unesp).
A obra, publicada em 17 de abril de 2025, traz reflexões sobre o uso do YouTube por grupos de pesquisa brasileiros como espaço de construção coletiva do conhecimento em educação matemática, promovendo inclusão, equidade e diálogo entre saberes acadêmicos e populares. Com foco nos festivais de vídeos digitais e transmissões ao vivo com temáticas sociais e científicas, o capítulo revela como as redes sociais se tornam ferramentas pedagógicas transformadoras.
Segundo os autores, “a escrita deste capítulo representou um esforço colaborativo que reafirma a convicção de que o conhecimento se constrói coletivamente, em diálogo com a diversidade de contextos e sujeitos”.
A publicação é voltada a pesquisadores, docentes, estudantes e formadores interessados no potencial pedagógico das mídias digitais. O livro já está disponível na plataforma Springer Nature.
📚 Sobre os autores:
José Fernandes Torres da Cunha é professor do curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec/UFMT), lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino com Tecnologias Digitais (GEPETD/Unemat) e é pesquisador associado ao GPIMEM/Unesp. Seus estudos investigam os impactos pedagógicos e epistemológicos da integração das tecnologias digitais no ensino da matemática. É também autor de obras relevantes, como “Ensino Híbrido e Tecnologias Digitais na Formação Continuada de Professores”, além de capítulos publicados pela própria Springer.
Marcelo de Carvalho Borba é professor da Unesp, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e no Departamento de Matemática. Coordena o prestigiado grupo GPIMEM e é editor associado da revista internacional ZDM. Com uma trajetória consolidada em pesquisas sobre tecnologias digitais, vídeos educacionais, modelagem matemática e EAD, foi presidente do Comitê de Ensino da CAPES (2018–2022) e é atualmente líder de um projeto CAPES-PrInt voltado à internacionalização da pesquisa em tecnologia na Educação Matemática. Reconhecido internacionalmente, foi palestrante principal em eventos como o PME-44, ICME-14 e ICM-22, e recebeu o Prêmio Dorothy Stang 2023 por suas contribuições extensionistas.
Por: Henrique Vieira de Oliveira
Em: 23 de abr. de 2025
Comments