Professores da Unemat e Unesp lançam novo livro da coleção “Tendências em Educação Matemática”
- gepetd
- 22 de ago.
- 2 min de leitura
“Como a Inteligência Artificial está transformando a sala de aula Matemática? De que maneiras a IA pode contribuir para a produção do conhecimento matemático sem que se percam o pensamento crítico, a ética e a equidade?” Essas são algumas questões exploradas no livro “Inteligência Artificial em Educação Matemática”, o mais recente lançamento da Editora Autêntica.
Por Henrique Vieira de Oliveira
22/08/2025 11h18
A obra, de autoria da Prof.ª Dr.ª Daise Lago Pereira Souto e do Prof. Dr. José Fernandes Torres da Cunha, ambos da UNEMAT, e do Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba, da UNESP, convida ao diálogo e à reflexão sobre a Inteligência Artificial no contexto educacional. Trata-se de uma tecnologia que atravessa diversas áreas da vida social, científica e educacional, transformando práticas consolidadas e impactando a forma como aprendemos e nos relacionamos com o conhecimento.

O anúncio do lançamento do livro ocorreu em 07 de julho de 2025, durante a conferência de abertura do VI ENOPEM, em uma live apresentada pela Prof.ª Dr.ª Daise Lago Pereira Souto e pelos demais autores (o vídeo pode ser acessado pelo link: YouTube). O lançamento oficial foi realizado no XV Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado entre 29 e 31 de julho de 2025, em Manaus – AM. Posteriormente, a obra foi relançada na palestra “Inteligência Artificial: Oportunidades e Riscos da sua Presença em Sala de Aula”, realizada em 18 de agosto de 2025, em Barra do Bugres – MT.
Refletir sobre o que significa educar com tecnologias digitais é um dos pontos discutidos no livro, que reúne relatos de experiências, trabalhos, formações, debates, pesquisas e referências teóricas.
A obra está disponível pelo Grupo Autêntica e pode ser adquirida por leitores, pesquisadores e professores interessados em expandir seu horizontes e mergulhar nas possibilidades e desafios que a Inteligência Artificial traz para as práticas educativas.
Comentários